Adeus 2020! Olá 2021…Sempre Em Segurança! 

Artigo escrito por Pedro Torres, CEO da Plan4Privacy

2020 está a acabar. Um ano tão atípico, porém, ainda assim repleto de partilha, de alertas e de consciencialização.  

Comemorámos em outubro, o Mês Europeu da Cibersegurança, com o tema Think Before U Click – Pense antes de clicar – que visava a sensibilização para a prevenção dos ataques informáticos a que todos os utilizadores digitais estão sujeitos. Partilhámos as melhores dicas para se manter seguro enquanto navega pela internet em ambiente doméstico e profissional e expusemos a importância de consultar informação em fontes fidedignas.

O ano que passou foi também de estabelecimento de uma parceria com a iniciativa Stop Think Connect, que promove, globalmente, a sensibilização de todos os utilizadores digitais para a segurança online, para que naveguem de forma segura e protegida na internet.

A privacidade ganhou um enorme destaque nos nossos artigos. Refletimos sobre o seu grande paradoxo, desmistificamos alguns dos seus mitos, categorizámos os vários formatos, e debatemos a sua relação direta com a liberdade de cada um.

Fechámos o ano de forma docinha, com cookies. Debruçamo-nos sobre as suas possíveis fraudes e a forma de as evitar, bem como sobre a possibilidade de não os aceitarmos quando entramos num site pela primeira vez. Ainda passamos pela questão, muitas vezes negligenciada, do rastreamento de que somos alvo online quando utilizamos algumas aplicações ou plataformas.

2020, com o aparecimento da pandemia, foi um ano de viragem no mundo digital, com uma procura exponencial de serviços online, e consequentemente um aumento do risco da cibersegurança de cada um.

2021 avista-se como a continuidade dessa procura, seja pelo incremento das compras online, seja pelo teletrabalho, que em muitas empresas veio para ficar. E por isso, manteremos o nosso compromisso de continuar a compartilhar as melhores dicas do mundo digital, a divulgar informações relevantes de fontes seguras, e a colocar a sua cibersegurança em primeiro lugar.  

No próximo ano temos muitas novidades que não poderá perder. 

Daremos a conhecer projetos e parceiros, que devido ao papel que representam e à sua de qualidade, acreditamos serem uma mais valia para a Comunidade.

• Teremos mais convidados a participar no Blog; se quiser publicar um artigo, encontra nesta página a forma de nos fazer chegar a mensagem; sinta-se desde já desafiado!

• Falaremos sobre aquelas que são, do nosso ponto de vista, as melhores soluções do mercado da privacidade, proteção de dados e cibersegurança.

• Analisaremos o comportamento de várias aplicações e redes sociais ao nível da segurança e privacidade, para que conheça bem os meandros por onde navega.

Estes são apenas alguns temas que temos preparados para a Comunidade Plan4Privacy. Obrigado por nos ter acompanhado em 2020 e conte connosco para um 2021 em segurança e com a máxima privacidade!