Consumidor Ciberseguro – A importância de estar informado 

Artigo escrito por Pedro Torres, CEO da Plan4Privacy

Ao longo deste mês, alertamos para uma questão recente, a criação do  Passaporte imunológico contra Covid-19 e Proteção de Dados Pessoais , e os riscos associados. Ao mesmo tempo, alertámos para a existência da iniciativa, organizada pela sociedade civil europeia,  a petição Reclaim your face na qual poderá ainda participar, e que visa pedir à Comissão Europeia a regulamentação da vigilância biométrica massiva

Os nossos objetivos ao tocar nestes dois pontos são apresentar-lhe todas as notícias e atividades que acreditamos serem úteis para manter a sua privacidade e liberdade online , e em simultâneo, dar-lhe a conhecer algumas iniciativas que poderão prepará-lo melhor para questões relacionadas com a sua cibersegurança. A proteção da sua privacidade e a preservação da sua liberdade, dependem do seu conhecimento e das suas ações .

Assim sendo, esta semana, queremos falar-lhe de uma formação online, o curso  Consumidor Ciberseguro , administrado pela plataforma NAU, e com o apoio de várias instituições de renome como a Direção Geral do Consumidor, a Informação e Assistência aos Consumidores na Europa, a ASAE, e como não podia deixar de ser, tem igualmente o carimbo do Centro Nacional de Cibersegurança Português.

Este curso, em formato e-learning é gratuito, está acessível até ao dia 25 de novembro deste ano, e tem a enorme vantagem de pode ser realizado em qualquer dia, a qualquer hora, consoante a sua disponibilidade. Serão 4 horas recheadas de informação extremamente útil, para si que faz compras online, e que, cada vez mais opta por esta via para adquirir bens ou serviços.

Com o aparecimento da pandemia COVID-19, as compras online disparam em flecha , e não há qualquer problema em as realizar, porém, é imprescindível que tenha plena consciência dos riscos e que saiba onde e como as fazer em segurança

O que terá aprendido ao final deste curso?

- Distinguir e escolher um website seguro e fidedigno
- Optar por um meio de pagamento seguro
- Identificar os sinais de burla
- Saber como agir em caso de fraude
- Conhecer os seus direitos como consumidor online europeu-

Se durante o curso, ocorrer algum problema técnico, a NAU disponibiliza um contacto de suporte, para lhe facilitar o acesso e conclusão desta formação. Ao final das 4 horas, com todos os módulos concluídos, e se atingir os 75% de atividades corretas, terá a possibilidade de descarregar um Certificado de Conclusão .

Como diz o ditado popular nacional, o saber não ocupa lugar, e então se for para sua segurança, não só não ocupa lugar como contribui para um minimizar de situações desagradáveis na sua presença online. 

Esteja sempre bem informado. A Plan4Privacy continuará a trabalhar para lhe chegue toda a informação que necessita. Siga o nosso  Blog  e subscreva o nosso  Incident Report  para que não lhe escape nada .