Rastreamento Online: É Possível Evitar? 

Artigo escrito por Pedro Torres, CEO da Plan4Privacy

Se bem se recorda, quando expusemos o Grande Paradoxo Da Privacidade, um dos pontos mencionados foi o rastreamento de que somos alvo quando recorremos a algumas aplicações online, e é exatamente sobre esta questão que lhe queremos falar esta semana, mais uma vez apoiados nas dicas do DuckDuckGo. 

Um dos grandes responsáveis pelo rastreamento é, sem qualquer dúvida, o Google. Após uma exaustiva análise de dados, chegou-se à conclusão de que este motor de busca consegue criar uma linha de rastreio dos utilizadores, não só quando estes fazem uma pesquisa, mas nas visitas que ocorrem aos variados sites. Cerca de 75% do milhão de sites com mais visitantes, têm rastreadores do Google. 

E qual é o grande risco, pergunta-nos provavelmente, de isto acontecer? 

Os dados recolhidos são inúmeras vezes utilizados para criar e direcionar a publicidade online. Mas não só, e aqui é que reside o grande problema. Não, raramente, os seus dados podem ser solicitados para outros fins, nomeadamente judiciais. Para que tenha uma noção clara de que falamos, só em 2019, a empresa recebeu 150 000 pedidos de partilha de dados pessoais. 

A boa notícia é que já existem alternativas para continuar a ter acesso à informação de que necessita, sem que isso gere a partilha não intencional de dados ou que terceiros possam criar um roteiro com os seus movimentos. 

Ao longo do tempo, foram surgindo aplicações ou sites alternativos aos da Google, na sua grande maioria de uso gratuito e sem este grande inconveniente do rastreio. Por exemplo: 

Motor de busca: troque o Google pelo DuckDuckGo. Ao fazê-lo, não só mantém as suas pesquisas privadas, como terá acesso a atalhos mais rápidos e respostas que não obedecem a um filtro, tal como acontece com a Google.

Visualização ou criação de vídeos: se o vídeo é da sua autoria e deseja colocá-lo online, sugerimos que utilize o Vimeo, a melhor opção para este fim. Esta aplicação é gratuita, porém algumas funcionalidades são pagas.

Mapas: Tem à sua disposição o Apple Maps, se o seu equipamento for suportado pelo sistema operativo iOS, com as mesmas funcionalidades do Google Maps. Para os restantes sistemas operativos, experimente o OpenStreetMap. Esta aplicação, sendo um pouco mais limitada, é igualmente gratuita.

Como pode verificar, existem muitas alternativas para quem quer navegar na internet de forma segura e privada. 

Defenda a sua privacidade e partilhe apenas o que desejar, sabendo sempre para que fim e quem terá acesso aos dados. 

Da parte da P4P, mantemos o compromisso de partilhar todo o nosso conhecimento e acreditamos que desta forma navegar na internet tornar-se-á mais simples e segura. Continue a acompanhar o nosso Blog.